AGENDA

Temas para as Oficinas 2010













Resultados

Resultado Concurso de Redação 2010

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Última atualização em Ter, 30 de Novembro de 1999 00:00 Escrito por AVT Qua, 12 de Maio de 2010 13:58

Resultados

 

  • Total de redações inscritas: 40 
      As redações inscritas são selecionadas previamente pelas coordenações dos projetos locais e apenas as melhores nos são enviadas para participar do concurso.
  • Destinações que concorreram em 2010: Caraguatatuba (4 redações), São José dos Campos (20 redações), São Pedro (1 redação), São Vicente (15 redações).

 

Alunas vencedoras: 

 

1º Lugar: Gabriela Rodrigues Malagutti, aluna do 9º ano da EMEF Professora Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, São José dos Campos-SP. Redação: Viagem à Curitiba-PR.

 

2º Lugar: Gabriela Rosa Altos, aluna do 9º ano da EMEF Iracy Bertochi, São Pedro-SP. Redação: Cachoeira São Judas.

 

3º Lugar: Isabela Pajón Gomes, aluna do 8º ano da EMEF Lions Clube, São Vicente-SP. Redação Metrópole.

 

Estudo de Caso 2009 - Turismo Esportivo

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Última atualização em Qua, 10 de Fevereiro de 2010 14:30 Escrito por AVT Qua, 04 de Novembro de 2009 13:49

Apresentação dos Estudos de Caso que foram desenvolvidos em 2009 com o tema Turismo Esportivo 

Público alvo: Coordenadores, Diretores, Professores e alunos das escolas públicas que integram o Programa AVT-BR

 

Dia 28/02/2010 é a data final para envio dos resumos dos trabalhos que serão apresentados na USP em 2010 (ver modelo abaixo). É importante indicar o/os professor(es) que apresentará(ão) e alguns alunos (2 representantes por estudo de caso).
Favor enviar para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até a data combinada, lembrando que os resumos serão futuramente divulgados em nosso site.

 

 


Modelo de resumo para apresentação do Estudo de Caso no evento em 2010:

Estudo de Caso que foi apresentado em Nice - França, em Novembro de 2009

 

Título

O esporte faz amigos, vamos viajar nessa ideia


Professora
Marta Fernanda Claro

Alunos
Tamires Costa Silva e Daniel Souza da Silva

Resumo

Caraguatatuba é uma cidade litorânea localizada a 180 quilômetros de São Paulo – Capital. Tem uma população fixa de 90.302 habitantes, e uma população flutuante que chega a aproximadamente um milhão de pessoas na alta temporada. É banhada pelo Oceano Atlântico no limite leste e tem uma topografia montanhosa, típica da Serra do Mar, e vegetação de Mata Atlântica ainda em bom estado de conservação. O estudo de caso desenvolvido com base no tema Turismo Esportivo serviu para desencadear ações simples que promoverão ainda mais o Esporte e o Turismo em nosso município. O trabalho foi orientado por dois professores e contou com a participação de cerca 524 estudantes das seguintes escolas: EMEF PROFESSORA ANTONIA ANTUNES AROUCA; EMEF BENEDITA PINTO FERREIRA; EMEF PROFESSORA MARIA TEREZA DE SOUZA CASTRO. No período de duração do projeto, acompanhados dos professores responsáveis, os alunos visitaram localidades que oferecem condições ou tem potencial para o turismo esportivo. A maioria dos alunos esteve ligada integralmente aos passeios; os que já conheciam os locais fizeram cartazes, pesquisas de modalidades esportivas e pinturas em telas sobre o tema. Contudo, este estudo de caso despertou um maior interesse da juventude e comunidade caraguatatubense sobre as atividades esportivas e sobre a importância do Turismo para a cidade, propondo ações para que a prática desse tipo de Turismo continue sendo motivada interna e externamente como um ganho social, de forma consciente referente ao conhecimento e uso dos espaços públicos e ao meio ambiente.

Palavras-chave: Turismo esportivo; esporte; turismo; estudo de caso; espaços públicos.

 

 

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O que somos

AVT – Academia de Viagens e Turismo

  • Investe na formação de professores e alunos da escola pública brasileira.
  • Prepara os jovens para a vida e o trabalho, auxiliando no exercício da cidadania, na aquisição de competências e na transformação de atitudes.
  • Cria e implanta programas direcionados para o setor de viagens e turismo, apresentando as oportunidades profissionais da área, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

O GTTP- Global Travel & Tourism Partnership

Organização educacional sem fins lucrativos, que ensina conteúdos de Turismo a jovens, apresentando as várias oportunidades de carreira no setor. Desenvolvida inicialmente pela American Express, o GTTP é atualmente mantido por empresas do setor de Viagens & Turismo.

  • Cria e oferece material acadêmico para currículos de turismo e patrocina atividades de pesquisa internacional.
  • Treina e atualiza professores.
  • Sensibiliza os pais para a importância  do desenvolvimento profissional do filho em Turismo.
  • Atualmente, o programa é integrado por mais de 6.700 escolas em mais de 1.080 cidades no Brasil, Canadá, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Jamaica, Rússia,  África do Sul e Reino Unido.
  • Cada país tem um coordenador de atividades, que faz a ligação entre as escolas e as empresas do setor.
  • Cada país tem uma diretoria responsável pela supervisão e manutenção da qualidade do programa. O GTTP tem um Conselho Consultivo que se encontra duas vezes ao ano para rever a operação, discutir a estratégia e alocar fundos aos programas.

AVT - Br

AVT – Academia de Viagens e Turismo. A AVT possui materiais didáticos desenvolvidos pelo programa e de uso exclusivo das escolas associadas. São mais de 40 publicações e outros materiais:

  • Livros
  • Cadernos de Atividades
  • Kits pedagógicos digitais
  • Jogos

20 cidades em 2007, formaram-se 51.447 estudantes Total de 70.500 jovens já beneficiados pelos programas.

Mais de 5.800 professores capacitados.

 

 

O IAP – Instituto de Academias Profissionalizantes

Criado em 1993, é a instituição que coordena a AVT – BR . Entidade de Utilidade Pública Federal; trabalha em cooperação com a iniciativa privada, setor público e comunidade; contribui para a melhoria da qualidade do ensino, direcionando o jovem para sua vida profissional.

Destinações

A AVT-BR possui projetos de turismo em diversas cidades brasileiras, desenvolvidos em escolas públicas municipais como projeto, tema transversal ou mesmo disciplina da parte diversificada do currículo básico e ainda cursos livres em ONGs. A AVT-BR, no período de 1995 a 2005, desenvolveu programas em mais de vinte cidades, formou mais de seis mil alunos de quarenta e oito escolas públicas do Brasil.

O programa já foi desenvolvido em cidades como: Águas de São Pedro-SP, Apiaí-SP, Diadema-SP, Guarujá-SP, Ilha Grande-RJ, Itapetininga-SP, Ourinhos-SP, Paraty-RJ, Pirapora-SP, São Paulo-SP, Santana do Parnaíba-SP, Una-BA e outros.

Atualmente, está em funcionamento nos seguintes municípios: Barueri-SP, Caraguatatuba-SP, São José dos Campos-SP e São Vicente-SP.

 

   

Formação de Professores

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Última atualização em Qui, 05 de Novembro de 2009 12:18 Escrito por Administrator Dom, 28 de Junho de 2009 16:23

Um dos objetivos da Academia de Viagens e Turismo é promover a educação para o turismo por meio da formação de professores, identificando estes como os agentes responsáveis pela sensibilização dos estudantes para o Turismo e pela difusão dos conhecimentos turísticos nas escolas da rede pública, buscando ampliar a formação geral dos alunos e sua futura inserção no mercado de trabalho.
 

Objetivos

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Última atualização em Qui, 08 de Abril de 2010 13:29 Escrito por Administrator Dom, 28 de Junho de 2009 16:24

 

§       Criação, produção e distribuição de materiais e meios didático-pedagógicos para sensibilização e  conscientização de crianças e jovens para o turismo, com conteúdos apropriados à qualificação básica para o exercício das atividades direta ou indiretamente vinculadas à área;

§       capacitação de multiplicadores e professores do ensino fundamental, médio e profissionalizante, de outros profissionais e líderes locais na metodologia e nos conteúdos do referido projeto;

§       criação, produção e distribuição de mapas turísticos ilustrados e de localização voltados à atividade turística, que direcionem, orientem e valorizem a paisagem, a arquitetura, a história e as culturas locais, baseadas na realidade dos lugares e seus atrativos, com destaque dos pontos turísticos, tipos de serviço e acomodações;

§       elaboração, produção e distribuição do jogo educativo Viajando pelo Brasil, com o objetivo de trabalhar com os conteúdos e módulos didáticos do programa.

   

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